terça-feira, 22 de abril de 2014

Ónarìn Kojá divulgando o projeto "A Journey through the African Diaspora"

Hoje dia 26 de Abril de 2014
O grupo Ónarìn Kojá foi convidado pelo Sr. Edson Barbosa Diretor de DOT-P da Diretoria Regional de Educação do Jaçanã/Tremembé para falar sobre a experiência no projeto "A journey through the African Diaspora" no Encontro de professores participantes da formação do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa).

Os alunos que se voluntariaram a falar sobre o projeto foram Alexandra Silva, Clayton Santos e Daysiree Sousa. Essa foi a primeira experiência do grupo em compartilhar suas experiências com professores. Como o primeiro convite feito após o lançamento do Painel/Mural no Museu Afro Brasil, a experiência de falar sobre suas vivências foi muito emocionante e desafiadora. A apresentação se iniciou com o professor coordenador do projeto Luiz Fernando Costa de Lourdes - POIE do EMEFM Vereador Antonio Sampaio falando sobre o histórico das ações pedagógicas na escola que promoviam o protagonismo dos alunos desde o fundamental I até o Ensino Médio, deixando a explicação de todo o projeto para os alunos.
 
Alexandra iniciou dizendo sobre o que era o projeto e o significado do nome, apresentou toda a equipe brasileira envolvida no projeto, desde nossos parceiros no museu Afro Brasil até os alunos envolvidos no projeto.
Daysiree falou sobre a organização do projeto, das diferentes oficinas como História e Cultura Afro- Brasileira, Artes e língua inglesa, falou das visitas sistemáticas ao acervo do museu, os núcleos de história e memória, religiosidade e arte contemporânea.

Clayton falou sobre as atividades de campo, como o roteiro da São Paulo Negra e Cultural contribuiu para a formação dos alunos, falou sobre os encontros literários com jornalistas, escritores, artistas plásticos e Poetas; Alexandra expôs sobre as aulas de inglês tão fundamentais para o sucesso do projeto.
Daysiree retomou a apresentação falando sobre a experiência do Mural na escola, sobre seus significados, as dinâmicas feitas para se chegar ao desenho final. Clayton falou sobre o mural no museu os sentidos atribuídos ao painel, o  quão gratificante foi trabalhar com os Culture Keepers para finalizar e a apresentação no museu Afro Brasil.

Alexandra falou sobre a semana de intercâmbio, o contato com os Culture Keepers, a presenças de autoridades no lançamento do Painel/Mural, presenças como do Consul Geral dos Estados Unidos, a Ministra dos EUA para assuntos da África, Coordenadora Curatorial do Museu Afro Brasil, Coordenador do Núcleo Étnico-Racial do SME.

Clayton falou também sobre o desejo de ser multiplicador das ideias e conhecimentos para alunos da rede municipal de escolas e a busca de parcerias para a exposição itinerante e as oficinas para os diversos públicos, falamos também da expectativa sobre a semana de intercâmbio em Washington DC e Maryland e para a continuidade do projeto.